SOBRE MARCOS PANTALEONI

Compositor, arranjador, pianista, maestro, educador musical, autor e revisor de materiais didáticos, editor e revisor de partituras, atua na música erudita, experimental e popular. 

​É pianista e arranjador no duo PRISMAS, compositor no projeto DINERGIA.

A atuação profissional em várias áreas da música resulta antes de tudo da sua formação: pianista desde os 5 anos, estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo, formou-se em Composição e Regência no Instituto de Artes da Unesp, com especialização em Música Eletroacústica. Envolvido também com o ensino, fez também o curso de Formação de Professores no Belas Artes de São Paulo. Complementou os estudos de piano e regência em festivais e de música e cursos intensivos no Brasil e exterior.


Estudou piano com Dante Cavalheiro, Marisa Lacorte e teve aulas com Paulo Álvares, Max Barros, Claude Helffer, Flávio Augusto, Gogo (piano popular) dentre outros.

Regência com Abel Rocha, Naomi Munakata, Vitor Gabriel, Samuel Kerr, Carlos Kaminsky, Emilio de Cesar, Harold Faberman, Apo Shu, Raymond Harvey, Eduardo Navega, Lawrence Golan, Mark Gibson, Osvaldo Ferreira e Roberto Tibiriçá.

Composição com Flo Menezes, Edson Zampronha, Edmundo Villani-Côrtes, Fredrik Ed e Sérgio Vasconcelos. 

Flauta transversal com Marco Antonio Cancello e Keith Underwood e órgão de tubos com José Luís de Aquino.  


Sua produção musical inclui composições, arranjos, trilhas, materiais didáticos, editoração e revisão de partituras.

Tem composições gravadas pelo selo PANaroma (Brasil) e pelo Slovart Music (Eslováquia), e tocadas no Brasil, na Espanha, na Suécia e na Bélgica.

Apresentou-se no Sesc Vila Mariana (São Paulo), no Teatro José de Alencar (Fortaleza), no Instituto de Artes da Unesp (São Paulo), no Museu Paulista da USP (São Paulo), no Memorial da América Latina (São Paulo), na Maison de la Amérique Latine (Estrasburgo, França) e no Grand Salon Monaco (Paris, França) e no Auditório Milu do Espaço Musical (São Paulo).


Co-fundador da Presto (2005), empresa pela qual realizou trabalhos em editoração e revisão para a Orquestra Amazonas Filarmônica, para o Festival Amazonas de Ópera, para o SESC partituras, para a Algol Editora etc.


Autor de materiais didáticos de música para o Ensino Fundamental II (sistema ETAPA) e do material de Teoria e Percepção (encomendado pela Escola Diocesana de Música de Guarulhos), revisor do livro de artes da Editora do Brasil e tradutor do método de teclado da Berklee.

©2018 POR MARCOS PANTALEONI.